Doenças Urológicas •

Próstata Aumentada | Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

Próstata aumentada ou hiperplasia prostática é o aumento benigno e gradativo da próstata. Após os 40 anos boa parte dos homens começam a apresentá-la e sua incidência aumenta com o avançar da idade de forma que 25% e 80% dos homens tem algum grau de hiperplasia aos 50 e 80 anos respectivamente.

Imagem Próstata Aumentada | Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

À medida que a glândula cresce ocorre a compressão gradativa da uretra (canal da urina que atravessa a próstata) em graus variáveis. Inicialmente tais pacientes não apresentam sintomas uma vez que a bexiga, que é um músculo, passa a fazer um esforço cada vez maior ao longo dos anos para vencer a resistência ocasionada pela próstata, levando à hipertrofia de suas paredes (bexiga de esforço).

Sintomas da Hiperplasia Prostática ou Próstata Aumentada

  • jato urinário mais fraco e fino;
  • tempo miccional prolongado;
  • sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;
  • vontade frequente de urinar durante o dia (polaciúria) e a noite (nictúria).
Alguns pacientes apresentam também urgência miccional (desejo súbito e repentino de urinar) e que frequentemente levam a perda de urina (incontinência urinária de urgência) comprometendo a qualidade de vida e o convívio social. Principalmente nos mais idosos tais sintomas podem inclusive contribuir para quedas e acidentes domésticos durante as várias idas ao banheiro, notadamente a noite.

Quando não tratada a doença pode levar a complicações em graus variáveis de gravidade tais como infecções urinárias, a presença de sangue na urina (hematúria), retenção urinária aguda sendo necessário passagem de sonda etc. Casos mais graves podem ocasionar hidronefrose (dilatação dos rins) e insuficiência renal pós renal.

Fato importante a comentarmos é que, por tratar-se de doença algumas vezes lentamente progressiva, muitos destes pacientes se adaptam aos sintomas da próstata aumentada passando a interpretá-los como um quadro natural da idade retardando o tratamento e a chance de diminuição das complicações citadas. Com frequência a esposa ou os familiares são quem realmente notam que algo está errado.

Tratamento da Próstata Aumentada

O tratamento da hiperplasia prostática benigna ou próstata aumentada, inicialmente é clínico, podendo levar a uma melhora significativa dos sintomas e da qualidade de vida. Naqueles casos que não respondem aos medicamentos a cirurgia é necessária.

Atualmente a tendência, sempre que possível, é de optarmos pelas cirurgias minimamente invasivas da próstata como a ressecção endoscópica (RTU) de próstata, a vaporização da próstata realizada com laser (Green Light ou Laser Verde) ou com o Plasma Botton que permitem alta precoce e uma melhor recuperação do paciente. Há ainda a enucleação da prostática através do Holep (Holmium laser) que possibilita o tratamento endoscópico inclusive das próstatas mais volumosas evitando a cirurgia convencional aberta e apresentando grandes vantagens em relação à mesma.

A cirurgia aberta da próstata aumentada ainda tem seu papel, hoje restrito principalmente àqueles casos de próstatas muito volumosas em serviços que não dispõem das alternativas mais modernas citadas acima.

Para saber mais, acesse nosso Blog e assista um excelente vídeo com mais explicações sobre Próstata Aumentada.

× Agende sua Consulta Available from 00:00 to 23:59 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday